Reabilitação Vestibular

Fisioterapia Vestibular  – Tratamento para Labirintite e Disfunções do Sistema Vestibular

    A população precisa ser informada que existe tratamento para labirintite, tontura, vertigem, entre outras disfunções do sistema vestibular. Em muitos casos clínicos o desconhecimento sobre a fisioterapia vestibular faz com que grande parte dos pacientes não busquem tratamento adequado.
Sintomas de Disfunção Vestibular
O Fisioterapeuta Dr. Fenando Tosta de Carvalho nos explica o que é o sistema vestibular, quais as patologias que os acometem e os procedimentos adotados  para o tratamento pela especialidade da Fisioterapia. O sistema vestibular é composto por estrutura periféricas, como o labirinto (situado na orelha interna), o nervo vestíbulo coclear e as estruturas do sistema nervoso central, fazem  parte deste, os núcleos, as vias e a área vestibular (situada no córtex cerebral).
 Sistema Vestibular

O labirinto vestibular é composto pelos órgãos otolíticos e por três canais semicirculares dispostos perpendicularmente um em relação aos outros. Tem como função detectar o movimento, a posição da cabeça, controlar a posição do corpo, movimento dos olhos e facilitar a orientação espacial.

Na maioria dos casos as queixas principais dos pacientes que apresentam algum tipo de disfunção são:

– Tontura

– Vertigem

– Perda de equilíbrio e orientação espacial

– Náuseas

– Vômitos

–  Leve perda auditiva

– Prostração

– Isolamento do meio social e do trabalho

– Dependência  funcional

Em casos mais crônicos, pacientes com relato de quedas que podem vir acompanhadas de traumas. É importe lembrar que esses sinais e sintomas podem surgir de maneira súbita, gradativa e indeterminada.

As manifestações vestibulares podem estar presentes em diferentes distúrbios centrais ou periféricos. A labirintite é apenas um deles, e infelizmente este termo tem sido adotado de forma indisciplinada e equivocada como sinônimo de qualquer distúrbio vestibular, pois na verdade existe um grande número de patologias distintas do sistema vestibular, as chamadas vestíbulopatias. Diante disto, podemos citar algumas afecções:

– Doença de Menière

– VPPB ( Vertigem Posicional Paroxística Benigna)

– Labirintopatias Metabólicas

Os distúrbios vestibulares podem acometer crianças, adultos e idosos, porém, são mais frequentes em idosos, na maioria do gênero feminino.

A Fisioterapia Vestibular é uma especialidade da Fisioterapia onde o profissional  fisioterapeuta avalia o paciente, conduzindo ao diagnóstico funcional e a partir desta avaliação, é elaborada uma conduta de tratamento com o objetivo de:

– Redução ou eliminação da tontura e vertigem – Diminuição de náuseas e vômitos – Recuperação funcional do equilíbrio e orientação espacial – Preparo do paciente para retorno das atividades de vida diária. Os procedimentos adotados durante o tratamento  são protocolos de exercícios específicos, individuais e manobras corporais especificas. Muito importante salientar que a participação ativa do paciente durante o tratamento é fundamental, isso envolve a disciplina durante as sessões de fisioterapia e também a pratica dos exercícios indicados pelo profissional fisioterapeuta em domicilio. Devemos ressaltar que o tratamento tem finalidade fisioterapêutica e , portanto , necessita de acompanhamento de um profissional habilitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *